A maior termoelétrica a gás natural da América Latina

Pedro Litsek, presidente da CELSE, comenta a obra na região e a chegada das turbinas 7HA em Sergipe

O Complexo Termoelétrico Porto de Sergipe I, projeto da CELSE (Centrais Elétricas de Sergipe) na cidade de Barra dos Coqueiros recebeu, em 20 de junho de 2018, três turbinas a gás 7HA da General Electric, reconhecida como a turbina mais eficiente do mundo segundo o Livro dos Recordes (Guinness Book).

turbina a gás 7HA é a primeira do gênero a chegar ao Brasil e, para o desenvolvimento dessa tecnologia, a GE investiu quase US$ 2 bilhões. Os testes finais de validação do equipamento foram realizados no centro de pesquisa da empresa localizado em Greenville, Carolina do Sul (EUA).

As turbinas 7HA são movidas à gás natural e trazem níveis de poluição (emissão de gás carbônico CO2) até 90% menores do que as turbinas  a diesel. Além disso, são mais rápidas e capazes de fornecer potência total à rede em menos de 30 minutos com uma taxa de eficiência de mais de 62% em ciclo combinado de funcionamento.

A empresa estima que uma planta de 1000 MW (mega watts) equipada com duas turbinas da série HA pode economizar até US$ 50 milhões de combustível em 10 anos de operação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *